domingo, 20 de fevereiro de 2011

2010 - Agência Mercado de Comunicação

(Recorte)



 
Samba no pé em terra de alemão

Joinville recebeu Mocidade Independente para dois eventos, no fim de semana

A energia do carnaval carioca contagiou Joinville neste fim de semana. A bateria nota 10 da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel chegou à maior cidade catarinense na sexta-feira (10) para participar de dois eventos: a comemoração pelos 57 anos da indústria Brascola, nova parceira da Mocidade, e a Feijoada dos Jovens Empresários, promovida pelos núcleos jovens da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Organizadores dos eventos, junto com o órgão de turismo do município, prepararam uma simpática recepção aos mais de 50 integrantes da Mocidade. Membros da bateria, ritmistas e passistas da escola entraram em contato com a tradicional música germânica, presente nas raízes catarinenses. A Mocidade abriu alas cantando o hino da escola, enquanto dois garotos comandavam o bandoneon.

A presença da escola em Joinville é o primeiro fruto da parceria firmada com a Brascola, uma das líderes no mercado de adesivos e selantes do Brasil. Na sexta-feira à noite, a Mocidade alegrou a festa de aniversário da empresa. “O momento máximo da festa foi quando entrou a Mocidade, que não só era a principal atração, mas agora parceira da Brascola”, afirma Ana Paula Tibiriçá, coordenadora de marketing da empresa em Joinville. Segundo Ana Paula, a partir dessa parceria, a empresa poderá também dar continuidade e expansão aos projetos sociais que realiza.

No sábado, cerca de 650 pessoas prestigiaram a apresentação da Mocidade durante a Feijoada dos Jovens Empresários, que ocorreu na Soul Club. Plumas, brilhos, pedras, cores e flores compuseram o cenário. A vibração do samba contagiou o evento com as nuances de verde e branco. Os participantes da Feijoada concorreram ao sorteio de uma viagem, com acompanhante, para o Rio de Janeiro – uma cortesia da Brascola. Os ganhadores irão desfilar com a escola no Carnaval 2011.

Para Paulo Vianna, presidente da Mocidade, a experiência em Joinville foi gratificante. “A Mocidade é muito querida nesta região e a recepção foi a melhor possível, com certeza voltaremos aqui para fazer outras apresentações”, prometeu. Vianna está na presidência da Mocidade há oito anos, mas desde criança compartilha a energia dos preparativos para os desfiles, pois o pai foi um dos fundadores da escola no Rio de Janeiro. Ele conta que, em 2011, a Mocidade apresentará um enredo essencialmente brasileiro, resgatando a temática da agricultura. “O Ministério da Agricultura, junto com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), nos procurou e estamos retratando este enredo, de maneira bem diferente, desde o início da vida, como começou a agricultura – já que o carnaval começou em uma festa de agricultura –, os deuses e também o Brasil como maior produtor mundial de alimentos.”

O evento realizado no sábado destinará toda a renda para a Associação de Amigos do Autista de Joinville (AMA). Participar de iniciativas com fins sociais já é algo comum à escola de samba que, no Rio de Janeiro, mantém uma escola mirim com 1.500 crianças da comunidade. “Essa parceria, para nós, foi maravilhosa. Afinal, no carnaval, 70% das fantasias e carros alegóricos usam cola”, comentou o presidente.

De acordo com Jorge Mello, vice-presidente de marketing da Mocidade, todo o projeto do Carnaval 2011 envolve até seis mil pessoas, com cerca de 3.500 componentes. “O público pode esperar o melhor carnaval da Mocidade dos últimos tempos”, prevê, complementando que a parceria estabelecida com a Brascola teve papel fundamental para a concretização da vinda a Joinville. “A chegada foi fantástica, a escola se sentiu tremendamente bem”, complementou o presidente Paulo Vianna.

A Mocidade está desenvolvendo um novo modelo de gestão que visa garantir à escola o máximo de sustentabilidade almejando, dessa forma, que se torne cada vez menos dependente de patrocínio. “A Brascola é um parceiro estratégico e a gente olha para essa parceria com visão de futuro”, ressalta Jorge Mello. Segundo ele, o patrocínio firmado com a empresa garante um insumo de qualidade, essencial em toda a cadeia de produção voltada ao carnaval. “Há muito mais coisas a ser realizadas em conjunto com a Brascola. A Mocidade tem a pretensão de apresentar para a empresa projetos interessantes para executar não só em Joinville, mas em outras capitais do país e até no exterior.”

Brascola na Sapucaí

Os produtos da Brascola também estarão no Sambódromo da Marquês de Sapucaí no próximo carnaval, compondo o desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel. Anunciado em agosto, o patrocínio da empresa – uma das líderes no mercado de adesivos e selantes – prevê, além do fornecimento de adesivos e outros produtos fabricados para o carnaval, uma parceria em vários projetos da escola de samba, como a construção da nova quadra, que deve iniciar em 2011.

A Brascola anunciou em agosto a parceria com a Mocidade Independente de Padre Miguel. Em palestra na Acij, o vice-presidente de marketing Mocidade, Jorge Mello, relatou a experiência de profissionalização na gestão da escola, incrementada em 2009. “A produção da festa do carnaval se tornou profissional a partir da criação da Liga Independente das Escolas de Samba, mas as próprias escolas ainda estão engatinhando nesse processo”, declarou Mello, explicitando que, no Rio de Janeiro, a Mocidade Independente e a Grande Rio são as escolas que já investiram na profissionalização.

Os gestores da Mocidade Independente criaram um plano de 20 anos, que visa à inovação e à sustentabilidade. Entre os projetos, destacam-se as parcerias, como a realizada com a Brascola, a criação de um cartão de crédito próprio da escola de samba e um curso de formação de gestores do carnaval, com o apoio de universidades cariocas. “Quando o Brasil perceber o alcance do carnaval, poderemos transformá-lo no maior espetáculo a céu aberto do mundo, algo parecido com a Broadway”, imagina. “Estamos muito satisfeitos em participar dessa fase de profissionalização da escola de samba. A aproximação com a Brascola se deu baseada na formalização, na inovação e na excelência”, comentou o presidente da empresa, Gunther Faltin. 

(contribuições de Letícia Caroline)



_______________________________________


* Trabalho de Assessoria de Imprensa realizado para a empresa Brascola, durante o segundo semestre de 2010. 

Outros clientes atendidos também no âmbito da comunicação institucional (revistas e jornais impressos): 7º Prêmio Joinville de Expressão Literária, 2º Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica, Caderno Especial de Bioética do Hospital Dona Helena, 15º Torneio de Futebol da Amizade da Litoral Soluções em Comércio Exterior, 10º Prêmio Caio da Década/ Rede Bragança Gastronomia, Ultragaz, Revista Estilo Döhler, Caderno Especial de Verão da Drogaria Catarinense. Período: 1º/9 a 30/11/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário